Takahashi Odontologia de Referência

• Endodontia
  • Cirurgia

Periodontia

Periodontia é a ciência que estuda e trata das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes (osso e gengiva).

A periodontite é uma infecção que pode causar mau hálito, sangramento de gengiva com ou sem a presença de pus e podendo muitas vezes levar à perda da gengiva, do osso que sustenta os dentes e consequentemente à perda dos mesmos.

Essa infecção pode ser controlada através do Tratamento Periodontal.

A placa bacteriana aderida ao dente é a principal causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, diabetes descontrolada, etc.

Uma vez tratada a doença, os tecidos podem não se recuperar integralmente. Podem ficar sequelas, como: retração gengival, deslocamento de posição do dente, com exceção das gengivites (sangramento).

Existem defeitos na gengiva com comprometimento estético para o paciente (retrações gengivais), que podem ser acompanhados ou não de sensibilidade dentinária. Esses defeitos podem ser corrigidos através das cirurgias plásticas periodontais, sendo que o pré requisito para a realização das cirurgias é a saúde bucal antes de qualquer intervenção estética.

Periodontia

Takahashi Odontologia de Referência - ©2012 Todos os Direitos Reservados